A oração mais popular entre os católicos é, sem dúvida, a Ave-Maria, nós aprendemos ainda crianças, e a repetimos durante toda a vida. A oração é dividida em duas partes: a primeira é uma citação do evangelho de Lucas, a segunda, foi adicionado em 429 pelo papa Celestino, após o Concilio de Éfeso.
Primeira parte " Ave-Maria":
Foi criada para saudar a virgem Maria no nosso dia-a-dia, contendo citações do Evangelho segundo São Lucas;A saudação do Anjo Gabriel "Ave, Cheia de Graça,o Senhor é Contigo" (LC 1, 26-38) e a saudação de Isabel "Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre" (LC 1, 42).
Em algumas traduções e países, a oração é feita como "Salve, Cheia de graça", pois "Salve" é uma das traduções para a palavra latina "Ave".
Segunda parte "Santa Maria, mãe de Deus":
A segunda parte da oração; "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém" foi adicionada no ano de 429, como já dito acima, pelo papa Celestino.
Um bispo chamado Nestório, Patriarca de Constantinopla, cismou que Maria é mãe de Jesus, e não mãe de Deus (sendo contestado, já que, segundo a doutrina da Trindade, Jesus é o próprio Deus, feito homem), como já era chamada pelos cristão da época (Provando assim, que desde o inicio, o cristianismo venerava Maria). Sendo assim, o papa da época convocou um concílio em Éfeso, com vários bispos, para discutir o assunto.
Após os sacerdotes exaltaram a importância de Maria para a Igreja, no final do concílio, o papa Celestino ajoelhou-se diante da assembléia e orou "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém".
A atual oração da Ave-Maria, foi aprovada em 1568 pela Igreja, e deste então, perpetua-se na boca dos católicos que confiam na Virgem.
O Rosário
A origem do santo rosário de perde nos anos e nos séculos, segundo a tradição católica, São Domingos Gusmão recebeu o rosário das mãos da Virgem Maria,em 1206, como "uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo" e desde então a devoção se propagou pelo mundo obtendo milagrosos resultados
Oração e meditação
Cada mistério é baseado na bíblia, é opcional, a leitura de um trecho do Evangelho acompanhando cada contemplação.
Os dois últimos mistérios, Assunção e Coroação de Maria, não é citado explicitamente na Bíblia, porém é usado Apocalipse 12,1 (Para a coroação, a "Mulher" é Maria) e Apocalipse 11, 19 (Assunção, a "Arca da Aliança, é Maria).
A principio, era dividido em Dolorosos, Gozosos e Gloriosos, mas o papa João Paulo II em 2002, adicionou os mistérios Luminosos.
0 Pitacos:
Postar um comentário