Existem várias diferenças entre as duas religiões, mas a Igreja Ortodoxa é a que mais se aproxima das crenças católicas, tendo vários pontos em comum, como a veneração aos santos, vestes litúrgicas, e os setes sacramentos.
Até o século XI, católicos romanos e ortodoxos tem suas histórias bem em comum, que se inicia na instituição da Igreja por Jesus Cristo, e a difusão da Igreja pelos apóstolos.
Separação das igrejas- Cisma do Oriente
No século XI um conflito de interesses entre a Igreja Católica do Ocidente e a do Oriente determinou o Cisma do Oriente. O evento estabeleceu o rompimento dentro da Igreja, ambos os lados passaram a defender suas próprias doutrinas, o que persiste até hoje.
Desde o Império Romano e durante a Idade Média a Igreja Católica possuía duas sedes principais, uma localizada em Roma, no Ocidente, e outra na cidade de Constantinopla, no Oriente. Ainda durante o poderio do Império Romano ficou estabelecido e acordado entre as duas partes da Igreja que a capital do Império seria Roma. Mesmo a Igreja do Oriente concordando com a decisão, havia certo ressentimento por conta de algumas exigências jurídicas que os papas insistiam em fazer. Tais exigências foram mais marcantes durante o papado de Leão IX que durou de 1048 até 1054, sendo que seus seguidores preferiram por continuar com suas determinações. A Igreja do Ocidente se opunha também ao sistema adotado no Oriente de cesaropapismo bizantino, que consistia na subordinação da Igreja Oriental a um chefe secular.
As desavenças acabaram por determinar a ruptura entre os católicos romanos e os católicos do oriente entre os anos 456 e 867.
Diferenças
A principal diferença, é que a Igreja Ortodoxa não considera a questão da infalibilidade papal e a supremacia universal de Roma. A Cruz Ortodoxa é diferente da Católica. Veja ao lado.
Diferenças Dogmáticas
- A Igreja Ortodoxa só admite sete Concílios, enquanto a Romana adota vinte.
- A Igreja Ortodoxa, ao contrário da Romana, discorda da procedência do Espírito Santo do Pai e do Filho, os Ortodoxos creem que o Espirito procede somente do Pai.
- A Igreja Católica considera a Tradição como maior fonte de revelação do que a Sagrada Escritura, enquanto a Igreja Ortodoxa, acredita que ambas tem o mesmo valor.
- Na Igreja Ortodoxa, a consagração do pão e do vinho, durante a missa, no Corpo e no Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, efetua-se pelo Prefácio, Palavra do Senhor e Epiclese, e não pelas expressões proferidas por Cristo na Última Ceia, como ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
- A Igreja Católica entende que as decisões do Papa de Roma são superiores as decisões de um Concílio Ecumênico, enquanto a Igreja Ortodoxa acredita no contrário.
- Contrariando a Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa acredita na igualdade dos Bispos, ou seja, o Bispo de Roma, o Papa, não teria autoridade universal sobre as Igrejas.
- Segundo a Igreja Católica, por definição do papa Pio IX, a Virgem Maria foi concebida sem pecado original (Imaculado Concepção) enquanto a Igreja Ortodoxa acredita que ela foi concebida como todas as outras criaturas, com a mancha do pecado.
- A Igreja Católica acredita no purgatório, a Igreja Ortodoxa, não.
- A Igreja Católica crê num juízo particular logo após a morte, a Igreja Ortodoxa crê num juízo universal.
- A Igreja Católica ministra o Sacramento da Unção dos enfermos uma só vez, quando o fiel está agonizante ou em perigo de morte. A Igreja Ortodoxa pode ministrar o sacramento varias vezes.
- Na Igreja Católica, o Crisma é ministrado pelo Bispo, e, em caso extraordinário, pelo Padre, já na Igreja Ortodoxa, o Crisma pode ser ministrado habitualmente pelo Padre.
- Ao contrário da Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa acolhe a solução do divórcio admitindo um segundo ou terceiro casamento penitencial.
Diferenças litúrgicas ou disciplinares
- Nos templos da Igreja Ortodoxa, não é permitido Imagens, somente ícones.
- Enquanto na Igreja Católica, os sacerdotes não podem casar, e devem honrar o celibato, na Igreja Ortodoxa pode-se optar livremente pelo Celibato ou o Casamento.
- Na Igreja ortodoxa, o batismo é por imersão.
- Os calendários são diferentes.
- Na Igreja Ortodoxa, não existem as devoções ao Sagrado Coração de Jesus, Corpus Christi, Via Crucis, Rosário, Cristo-Rei, Imaculado Coração de Maria e outras comemorações análogas.
- Na Igreja Otodoxa, o processo da canonização de um santo ,a maior parte do povo participa no reconhecimento do seu estado de santidade.
- Na fórmula da absolvição dos pecados no Sacramento da Confissão, os sacerdotes ortodoxos absolvem não em seus próprios nomes, mas em nome de Deus - "Deus te absolve de teus pecados"; na Romana, o sacerdote absolve em seu próprio nome, como representante de Deus - "Ego absolvo a peccatis tuis...."
0 Pitacos:
Postar um comentário