[](#)
  • Destaque 1
    [Destaque 1 - Muita coisa boa!](#)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Vaticano anuncia que papas João Paulo II e João XXIII irão ser canonizados

Você leu aqui no blog que o segundo milagre de João Paulo II foi aprovado pelo Vaticano e nesta sexta-feira  (05)  o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, anunciou que os papas João Paulo II e João XXIII serão santificados.



Segundo as informações, o Papa Francisco aprovou o decreto que reconhece o segundo milagre de João Paulo II, como já havia sido noticiado pelos principais sites do mundo. O Vaticano informou ainda que João XXIII, que pontificou entre 1958 e 1963 também será canonizado.

As canonizações poderão ocorrer no final de 2013, informou o padre Federico Lombardi (Porta-voz).

Conheça um pouco de João XXIII

João XXIII foi papa entre os anos de 1958 e 1963, seu nome verdadeiro era Angelo Giuseppe Roncalli, nasceu em 25 de Novembro de 1881 na Itália e faleceu em  3 de Junho de 1963de cancêr no estomago.Sendo um sacerdote católico desde 1904, ele iniciou a sua vida sacerdotal em Itália, onde foi secretário particular do bispo de Bérgamo D. Giacomo Radini-Tedeschi (1905-1914), professor do Seminário de Bérgamo e estudioso da vida e obra de São Carlos Borromeu, capelão militar do Exército italiano durante a Primeira Guerra Mundial e presidente italiano do "Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé" (1921-1925). Em 1925, sendo já um arcebispo-titular, iniciou-se a sua longa carreira diplomática, onde o levou à Bulgária como visitador apostólico (1925-1935), à Grécia e Turquia como delegado apostólico (1935-1944) e à França como núncio apostólico (1944-1953). Em todos estes países, ele destacou-se pela sua enorme capacidade conciliadora, pela sua maneira simples e sincera de diálogo, pelo seu empenho ecuménico e pela sua bondade corajosa em salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1953, foi nomeado cardeal e Patriarca de Veneza.

Conheça sobre João Paulo II
Beato Papa João Paulo II (18 de maio de 1920  — 2 de abril de 2005) foi o papa  da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história; Foi o único Papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro Papa não-italiano desde o neerlandês Papa Adriano VI em 1522.1
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX.2 Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polónia e talvez em toda a Europa3 4 5 6 , bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã,Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, também foi elogiado.

Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia se expressar em italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco, sua língua materna. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos,quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados. Em 2 de abril de 2005, faleceu devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de Dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI. Foi proclamado Beato em 1 de Maio de 2011 pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro no Vaticano.