Não é estranho quando você olha para trás, e analisando o tempo que passou, percebe como tem mudado?
Suas preferências não são as mesmas, agora você prefere ir ao cinema, ao invés de apenas brincar na rua. Algumas coisas que você julgava tão importantes ontem, hoje já se tornaram irrelevantes.
Hoje você tem preocupações que não tinha antes, e as situações cotidianas vão ensinando a amadurecer. As mudanças as vezes são tão rápidas que nos confundem, nos causam um choque de emoções, e vai se tornando cada vez mais complicado organizar nossos sentimentos, e tudo o que passa pela nossa cabeça.
Aposto que pelo menos uma vez você já se sentiu deslocado, diferente, querendo encontrar um lugar seu.
Aposto que alguma vez você já quis viver ao extremo, com uma tristeza e uma felicidade infinita, já quis ser muito mais do que é, já esteve muito apaixonado por pequenas coisas, e já pensou que isso só acontece com você.
É certo que nossas escolhas são poderosas e decisivas, e que cada passo em falso pode nos fazer tropeçar feio, e por isso é preciso fazer a diferença até mesmo nos pequenos gestos, por exemplo, quando alguém decide esperar pela pessoa certa, quando opta por não ceder às vontades da carne, quando não se deixa levar pela cabeça dos outros, quando alguém evita situações que certamente vão terminar em feridas, mágoas, decepções, pecados, está demostrando que é alguém equilibrado, que sabe analisar as situações e escolher a opção melhor, para ele e para os que estão ao seu redor.
Ser jovem já é um desafio, mas ser um jovem cristão é mais desafiador ainda. O mundo vem querendo arrancar de nós nossa personalidade, nossos sonhos. Quer nos manipular para que sejamos todos iguais, perdendo nossa essência, nossa forma de agir, querendo tirar aquilo que é único em nós: nossa coragem e força, nossa vontade de ser feliz, mantendo os corações ao alto e os pés no chão. Há um cardápio cheio de opções para tirar nosso foco.
Estamos nos preparando para a fase adulta, é nessa hora que precisamos abrir mão de muitas coisas para nos fazer crescer, não dar importância às pressões e manter firmes as decisões que tomamos.
Devemos ser como Davi quando jovem: saber que Deus tem um plano para cada um, que receberemos nosso chamado, e Ele nos dará as condições necessárias para cumpri-lo.
Um jovem que se prepara da maneira certa para ser adulto é aquele que vive a liberdade que Cristo nos concede sem sair dos braços d'Ele, que cumpre suas responsabilidades sem perder a alegria característica da juventude, sem deixar de ser extremo, fiel, sem murmurar, sem apagar o brilho, sem sufocar a emoção. Que confia e entrega tudo nas mãos de Deus, porque sabe que é o único caminho no qual permanecerá firme, pra encarar qualquer mudança, qualquer responsabilidade e prova que precisa vencer.
por Jennifer Favero
0 Pitacos:
Postar um comentário