[](#)
  • Destaque 1
    [Destaque 1 - Muita coisa boa!](#)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cada vez pior a situação dos cristãos em 20 países do mundo

Tradução livre de artigo em espanhol

Londres, 05 DEZ 2013

A Organização Católica Internacional a Igreja Necessitada (AIN) denunciou em um artigo a grave deterioração na situação dos cristãos em 20 países do mundo, onde as perseguições estão piorando gravemente.

Um resumo do artigo intitulado "Perseguidos e esquecidos?" para chamar a atenção sobre este grave problema em que se presta pouca atenção no Ocidente, foi entregado pelo chefe de Imprensa da AIN no Reino Unido, John Pontifex, para a agencia UCA News, com sede em Hong Kong.


"Todos os relatos dos incidentes destas perseguições indicam que está cada vez pior e mais complicado: Igrejas incendiadas, cristãos pressionados a se converter, violência contra casas cristãs, sequestro e abuso de meninas cristãs, propaganda anti-cristã nos meios [de comunicação] da parte do governo, discriminação nas escolas e lugares de trabalho... a lista continua", disse.

A Igreja no Oriente Médio poderá desaparecer

O Artigo apresenta resultados por regiões, identificando os problemas que afetam os crentes e suas condições atuais. A primeira região a ser analisada foi o Oriente Médio, qualificado como "a maior preocupação".

Nos países desta região o fenômeno mais notório é o aumento das comunidades que fogem da violência anti-cristã. Os efeitos da chamada "primavera árabe" foram o aumento de grupos radicais islâmicos e a multiplicação da violência em vários países.

"Os cristãos no Oriente Médio estão sofrendo um efeito dominó de violência que começou no Iraque, se estendeu a Siria e agora escurece o Egito, deixando a sobrevivência da Igreja em grave risco", declara o artigo.

[...]

Também na África

[...] A África tem seu próprio registro de abundantes feitos de violência e perseguição, vinculados em sua grande maioria a grupos islâmicos [...].

"O Caso mais óbvio disto é a Nigéria"- descreve o texto. em 2011 a violência produziu 65.000 cristãos deslocados e 430 igrejas atacadas no país. A diocese de Maiduguri registrou ataques e destruição toral de metade de suas paróquias e 791 dos 1.201 cristãos mortos exclusivamente por causa de sua fé em 2012 eram nigerianos.

{...}

As perseguições estão presentes também na Coréia do Norte, onde cristãos são executados caso sejam pegos orando, na India e em outros países de maioria islâmica, de religiões politeístas ou povos ateístas.  Católicos também sofrem em meios protestantes.