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quinta-feira, 24 de julho de 2014

A Minha Igreja (Por: Dom Eduardo Benes de Sales)

A minha Igreja 
- publicada na edição de 10/03/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno A - Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

A construção da Igreja é ação de Cristo através da história. 
A Igreja é construída por Ele hoje


Atenção leitor(a) amigo(a), não estou falando da minha Igreja, mas estou repetindo a afirmação de Cristo dita a Pedro: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (cf Mt 16,13-19). Ora, se Cristo falou de "Minha Igreja" é justo perguntar: onde encontrar a Igreja de Cristo? Terá ela evaporado, de modo que qualquer um pode agora fundar "Igrejas" a seu bel-prazer. Voltemos ao texto de Mateus acima citado e transcrevamo-lo integralmente.
Antes o contexto: Jesus havia perguntado aos discípulos: "quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Diante da variedade das respostas Ele insistiu: "e vós quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro tomou a palavra e disse: "Tu és o Cristo (messias), o Filho de Deus vivo". Jesus voltou-se para ele e disse: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isto, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado no céu, e o que desligares na terra será desligado nos céus". Por hoje tentemos compreender o que significa Pedro (Pétros, em grego) e pedra (Pétra em grego).
O evangelho de João, logo que Simão, este era seu nome de família Simeão, bar-Jona, que quer dizer, filho de Jonas, é apresentado a Jesus, conta que " fitando-o, disse-lhe Jesus: "Tu és Simão, filho de Jonas; chamar-te-ás Kefa (que quer dizer pedra)" (Jo 1,42). Ou seja, quer no masculino (pétrus), quer no feminino (pétra), o grego está a traduzir a palavra aramaica Kefa (Kyf = pedra nobre)). Explico ao leitor(a) que até então a palavra "petros" nunca fora usada na cultura grega como nome ou sobrenome de pessoa. O evangelista João faz questão de frisar que Jesus dá a Simão um novo nome "fitando-o". Este "fitando-o" traduz um verbo grego (blépô) que significa ver profundamente, até o cerne. É como se Jesus mudasse o cerne de Simão. Assim como a palavra "Cristo" se tornou o vocábulo que identifica Jesus na missão a ele confiada pelo Pai, assim Kefas, Pétrus, Pedro, se tornou o indicativo da identidade mais profunda de Simão, o filho de Jonas.
Ao fitá-lo, Jesus leu nas profundezas de Simão o desígnio do Pai a respeito de seu lugar na nova comunidade, na Igreja que Jesus estaria a construir no decorrer da história. Alguns, talvez por pressentirem que a palavra de Jesus a Simão deveria se estender a seus sucessores, procuram diminuir a importância do episódio no que diz respeito a Pedro, afirmando que Cristo, quando fala "sobre esta pedra edificarei minha Igreja", estaria se referindo a si mesmo e não a Pedro: ""Sobre esta Pedra", a fé que acabas de professar "construirei minha Igreja. O que é verdade": a Igreja se constrói em Cristo, pela adesão à pessoa de Cristo. Mas acontece que Jesus diz, penetrando as profundezas do ser de Pedro: "Tu és Kefa, Petrus" e só depois: "sobre esta pedra...".
Portanto entre a construção que Cristo fará da Igreja no decorrer da história e Pedro há uma relação íntima. É pela união com Ele, Cristo, pela fé, pelo batismo e pela eucaristia, que a Igreja é edificada. Cristo é o fundamento, o rochedo invisível que alcançamos pela fé e ao qual somos unidos pela graça. Mas afirma Jesus, mudando o nome de Simão: "Tu és kefa, Pedra, Rocha". Ou seja, para que a Igreja que Jesus construirá sempre de novo no curso da História - pois a Igreja é construção permanente de Cristo - possa ser identificada e ser uma e una, Cristo dá a Simão a missão de ser o sinal visível desta unidade e unicidade.
Onde está a igreja de Cristo? Como identificá-la. Veja bem, leitor(a) é a fé em Cristo que faz a Igreja, mas a fé em Cristo é aquela professada por Simão, a ele revelada pelo Pai, conforme afirma Jesus: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isto, e sim o meu Pai que está nos céus". Ser kefa, Rocha, é escolha do Pai, revelada a Jesus. No evangelho de São João o mesmo é dito de outra forma, logo no primeiro encontro de Simão com Jesus: "fitando-o, disse-lhe Jesus: Tu és Simão, o filho de Jonas; chamar-te-ás Kefas, que quer dizer Pedra" (Jo 1,42). É como se Jesus dissesse: "eu te conheço bem e agora mudo teu destino, dou-te um nome novo: Rocha". Simão se tornou desde então Simão-Rocha e, depois, simplesmente Kefas, Pedro. É natural, pois, que Pedro apareça nos evangelhos como líder do grupo dos doze.
A construção da Igreja é ação de Cristo através da história. A Igreja é construída por Ele hoje. Este é o sentido de sua afirmação com o verbo em futuro que indica ação permanente: "sobre esta pedra edificarei minha igreja". Donde necessariamente a missão de Pedro dever continuar em seu sucessor. Oremos pelo próximo sucessor de Pedro.

Bispo Arquidiocesano
https://www.facebook.com/notes/a-minha-igreja-est%C3%A1-viva-e-o-sangue-de-cristo-corre-em-suas-veias/a-minha-igreja-artigo-pelo-arcebispo-de-sorocaba-dom-eduardo-benes/756689597707275