[](#)
  • Destaque 1
    [Destaque 1 - Muita coisa boa!](#)

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Castidade: Deus quer, você pode!


Um dos mandamentos é: Não pecar contra a Castidade (- ou não cometerás adultério, em algumas traduções-Deuteronômio 5, 18), provavelmente você já tenha ouvido falar nisso, mas, afinal, o que é? A palavra 'castidade' vem da palavra 'casto', que por vez vem do latim castus, que significa puro.  
Ser "Casto" é ser puro, já que, em vez de se render aos instintos da carne, nos guardamos e preservamo-nos para o nosso parceiro ( ou parceira ) matrimonial. Somente no matrimonio que a relação sexual é considerada em "Castidade"( quando se fala numa castidade matrimonial, não se fala em abstinência do sexo entre o casal, e sim manter relações 'saudáveis' entre ambos, sem relações extra conjugais). 

Todo batizado é chamado a castidade (Ibidem, n. 2348), já que a castidade é uma "virtude moral e um dom de Deus" que permite a "integração positiva da sexualidade na pessoa".

Para a igreja católica, a castidade antes do casamento é uma forma de conhecer o parceiro. A Igreja aceita que o desejo pelo prazer sexual faz parte da natureza humana, mas que a felicidade e o prazer não são sinônimos. O prazer poderia transformar o parceiro sexual em um meio, em um ato egoísta, enquanto o verdadeiro conhecimento do parceiro (amor) poderia estar sendo camuflado. Atos sexuais só podem "ter lugar no Matrimônio; fora dele constituem sempre um pecado grave. 

A Igreja considera o sexo pré-marital, a pedofilia, o adultério, a masturbação, a fornicação, a pornografia, a prostituição, o estupro e os atos sexuais entre homossexuais são condenados pela Igreja como sendo "expressões do vício da luxúria".

Para os solteiros que aspirem ao matrimônio requer abstenção absoluta (continência) até o casamento, significa portanto abstinência. Para o solteiro, castidade, pela sua abrangência conceitual, tem, também — e compreensivelmente — o sentido de de manter-se virgem (casto, puro), até o casamento, como se o entenda na cultura onde vive.

A castidade oferece no cristianismo uma preparação espiritual para o sacerdócio, o matrimônio, a vida religiosa ou o celibato. O voto de castidade total é considerado obrigatório para os ministros consagrados (sacerdotes e bispos, assim como para as distintas ordens religiosas, tanto masculinas como femininas. Não obstante este voto absoluto não é requerido em outras igrejas cristãs como a protestante.

Segundo a moral cristã a castidade purifica o amor e o eleva, é a melhor forma de compreender e sobretudo de valorizar o amor.

Fidelidade é amor e respeito ao próximo e a Deus, é ser sincero aos seus compromissos e escolhas, é abnegação aos desejos da carne, a cobição pelo proximo e ao alheio. Ser fiel é ter compromisso, e não apenas envolver se.


Fácil não vai ser, mas Deus não permitirá tentações mais do que você poderá aguentar, se dedique, a recompensa virá!

Deus Quer, você pode!

Por: Antonio Marcos