Qual a primeira coisa que vem na sua cabeça quando você pensa no mês de outubro? Nossa Senhora Aparecida? Dia das Crianças? Não. Você pensa em Halloween, não é mesmo?
É claro que não tem nada de mais em se divertir, dançar e festejar, mas é preciso tomar cuidado com o tipo de diversão que buscamos.
O "Dia das bruxas" não é originalmente brasileiro, claro, e tem enganado muita gente que pensa ser uma festa comum e inocente.
Para que você entenda melhor, vou contar um pouco sobre a origem do Halloween:
Esta festa veio de uma mistura de culturas, e se popularizou nos Estados Unidos. O termo "Halloween" vem de "All Hallow's Eve", ou, "véspera do dia de todos os santos", o qual sabemos que é celebrado em 1º de novembro, um dia depois do Halloween.
Antes de se popularizar, era um costume do povo Celta (antes de Cristo), que nessa data (a qual marcava o final do verão) acreditava que os espíritos dos mortos vinham se apossar de corpos vivos. O povo ficava com medo desses espíritos, então colocavam em suas casas objetos como ossos e caveiras, com a intenção de assustá-los.
Com o passar dos anos, o costume foi sendo modificado, e ao ser levado aos Estados Unidos, ganhou a conotação de "espetáculo do terror", e se transformou na festa pagã que temos hoje, com o costume de pedir doces para atrair a criançada. O problema é que cada vez mais pessoas aderem a esta cultura, sem saber que estão favorecendo o satanismo e o ocultismo escondidos nesses costumes.
Pra encurtar...
Quer dizer que, o sentido dessa festa é Celebrar a Morte, com um significado que não faz parte do que Jesus nos ensinou. Para nós católicos, no dia 2 de novembro é o dia de finados, que tem um significado completamente diferente, e ai então podemos prestar homenagens a nossos entes queridos, de outra maneira.Além de tudo, o Brasil tem sua própria cultura (um pouco decaída atualmente, convenhamos), e não precisa copiar coisas de outros países, pode ser bem autentico com o que possui.
E se nós acreditamos na Ressurreição, não tem por que cultuar a festa dos mortos, principalmente sabendo o quanto isso favorece o mal.
O que fazer então?
Primeiro de tudo, ORAR! Precisamos orar por todos os envolvidos nessas tradições, para que o mal não se espalhe ainda mais.
Segundo, aguardar mais um dia para comemorar, porque, no dia 1º acontece o Dia de Todos os Santos, no qual devemos celebrar todos os homens e mulheres que dedicaram suas vidas a Jesus e nos deixaram grandes exemplos e testemunhos de fé e devoção.
Outra opção é criar outras festas, se vestindo de santos, fazendo boas ações, como arrecadar alimentos, entregar orações e cartões pelas ruas, e evangelizar.
No Brasil já existe uma festa assim (criada na França), chamada "Holywins", ou " A Santidade Vence", que ocorre todos os anos em Porto Alegre, celebrando os Santos e unindo os cristãos para viver a santidade.
É possível usar a criatividade e criar novas formas de evangelizar e celebrar, tirando o foco dessa festa negra, aparentemente inocente, mas cheia de más intenções!
por Jennifer Favero
0 Pitacos:
Postar um comentário