A Igreja nunca definiu tal dogma. Por não saber a diferença entre culto de veneração, que significa: interceder, homenagear, saudar, honrar, imitar, os protestantes nos acusam de adorá-los.
A Igreja Católica nunca ensinou nem mandou adorar a quem quer que seja; e sim, sempre ensinou que devemos adorar unicamente a Deus, que é o Pai, o Filho e Espírito Santo. Nós os veneramos porque Deus é pai dos vivos e dos mortos(pois a morte não existe, estão vivos também), e pelo fato de estarem no Céu, podemos estar em comunhão com eles e eles com nós (Hebreus 12,22-24). Confira mais esta: “E o Senhor me disse: ainda que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, o meu coração não se voltaria para esse povo” (Jeremias 15,1) Comentários: Moisés e Samuel já não eram do número dos vivos(haviam morrido a seculos), e podiam, no entanto, interceder pelo povo. Note-se que em (2 Macabeus 15,14) o próprio Jeremias, já falecido, é apresentado como, quem “muito ora pelo povo e pela cidade santa”. Confira mais em: (Apocalipse 5,8) (Êxodo 32,11-14) (Apocalipse 6,9-11) (5 Reis 13,21) (Apocalipse 7,9) (Apocalipse 7,13-15).
O que nós, católicos, fazemos, é exatamente pedir a intercessão dos santos, coisa que, por sua vez, os nossos irmãos protestantes também fazem, mas a diferença é que eles pedem a seus pastores, bispos e apóstolos.
por: Antonio Marcos
0 Pitacos:
Postar um comentário