[](#)
  • Destaque 1
    [Destaque 1 - Muita coisa boa!](#)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

conheça a história do YouCat- o catecismo da Igreja para o jovem

Conheça um pouco mais da história do “Catecismo Jovem” através da entrevista que a Sra. Michaela Heereman,  teóloga, jornalista e co-autora do YOUCAT,  concedeuao site Catecismo Jovem:
project-1


Catecismo Jovem: Sra. Heereman, poderia nos contar brevemente como se envolveu, no projeto YOUCAT ?
Sra. Michaela Heereman: O Cardeal de Viena Christopher Schönborn e o editor alemão Bernhard Meuser, estavam pensando em escrever um catecismo para os jovens, por terem encontrado dificuldades em encontrar jovens interessados e capazes de ler o Catecismo da Igreja Católica. Era preciso explicar o que eles não entendiam e responder às suas questões existenciais. Então, eu disse a ele que sabia de alguns jovens que poderiam nos ajudar com isso. Era o ano de 2005, e eu estava indo com um grupo de 50 jovens para a Jornada Mundial da Juventude em Colônia juntamente com um sacerdote de Frankfurt, Pe. Johannes Eltz, que também nos ajudou na elaboração do projeto. Durante os próximos dois verões (2006 e 2007), reunimos os nossos jovens para seis a oito horas de trabalho todos os dias durante uma semana. Eles tinham entre 15 e 25 anos de idade. Estava conosco também um padre da comunidade Emmanuel, Padre Christian Schmitt. Nós quatro partilhávamos e refletíamos textos do Catecismo da Igreja Católica (CIC) e eles iam apresentando-nos suas perguntas para que as respondêssemos numa linguagem acessível e jovem. No final da semana, eles estavam exaustos e nós também! Assim foram aqueles 2 silenciosos anos de elaboração de um “Catecismo Jovem”, que incialmente seria apenas ali de Viena e algumas dioceses da Alemanha. Não tínhamos ideia de que Deus desejava ir mais longe.
project-2
CJ: Então tudo foi concluído em 2007?
MH: Infelizmente, não. Fomos a Roma para apresentar o nosso trabalho a um teólogo que respondeu: “- Esqueçam. Não é possível escrever um Catecismo especialmente para os jovens, Já temos o CIC. Escrever um outro é completamente incompatível É melhor simplesmente ir comer um sorvete na Piazza Navona!” Estávamos desanimados. Mas depois do sorvete na Piazza Navona, fomos rezar por uma hora diante do Santíssimo Sacramento em Santa Maria dell’Anima Igreja (uma pequena igreja romana situada por detrás da Piazza Navona). Ali recebemos uma intuição divina, o que faltava-nos: para cada pergunta, haveria de ter duas respostas. A primeira em negrito, que seria um resumo correspondente àquele conteúdo no Catecismo, e a segunda, em fonte normal, que seria o comentário sobre a primeira resposta com exemplos e metáforas extraídos da vida da juventude.
project-3
CJ: Como o Papa Emérito Bento XVI tomou conhecimento do YOUCAT?
MH: Depois da inspiração, voltamos para a Alemanhae junto aos jovens refizemos tudo novamente durante todo o ano seguinte de 2008. Era lindo de ver o que estava se formando. No final, o Professor Manfred Lutz, apresentou o texto a três cardeais. Uma coisa levou a outra. Deus conduzia todas as coisas, de modo que o projeto foi finalmente parar nas mãos do Papa Emérito Bento XVI. Ele ficou encantado, porque encontrava ali uma resposta que buscava desde o Pontificado do Beato João Paulo II, quando era então responsável pela elaboração do nosso CIC. Ela buscava a resposta no silêncio da sua oração. A resposta veio e o encantamento foi tamanho que nas suas férias de 2009 no Castel Gandolfo ele prometeu escrever o prefácio, e assim o fez nos deixando, o que hoje chamamos de “Carta Magna” do YOUCAT. Depois quando o apresentamos oficialmente em Maio de 2010, ele nos pede para que em 2011 os jovens peregrinos ganhem de presente um exemplar na JMJ de Madrid. A Fundação Pontifícia Ajuda Igreja que sofre, tão prontamente o atendeu e financiou 700 mil exemplares.
CJ: Existe alguma participação ou responsabilidade dos Dicastérios Romanos em relação à publicação do YOUCAT?
MH: A Congregação para a Doutrina da Fé enviou-nos uma avaliação de peritos de 64 páginas. Levamos isso em conta. A Conferência dos Bispos Austríacos assumiu a responsabilidade pela publicação sob o patrocínio do Cardeal Christopher Schönborn. Para nós, era inimaginável ser tão bem recebido pelas autoridades eclesiásticas. E, aqui vimos o quanto realmente a Igreja é “mater et magistra “, pois foi justamente ela quem nos deu a luz verde para seguirmos adiante! A gente sempre ouve falar de lentidão da Igreja, mas lá, eu posso testemunhar que vimos o quanto ela é veloz para fazer o Evangelho ir até os confins da terra. Hoje também estamos em constante contato com o Pontifício Conselho para os Leigos e o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.
CJ: Sobre os Direitos Autorais e as traduções como é o processo? Quem são os responsáveis?
MH: Em Augsburg temos o nosso “Youcat Center” dirigido por Bernhard Meuser. De lá se administra todas as atividades do YOUCAT em todo o mundo. Mas é importante recordarmos que esse rico instrumento não é um movimento, uma comunidade, um grupo ou coisa do gênero, mas tão somente uma resposta para ajudar a Igreja na “Nova Evangelização”.  E para nos ajudar, em cada país, um bispo assume a responsabilidade pela tradução correspondente. Hoje temos contratos com 28 países, mas os direitos autorais é de responsabilidade da Conferência Episcopal Austríaca, porque os quatro autores decidiram não receber seus direitos autorais, para dessa forma colaborarem no financiamento de uma fundação para a nova evangelização junto ao Cardeal Schönborn. Como todos perceberam, o YOUCAT tem um design e um título universal. O conteúdo e a ilustração gráfica são protegidos pelos direitos de autoria. E, quando precisa ser traduzido, cada língua tem a sua própria tradução e adequação gráfica a partir do documento original em alemão. Precisando, contudo, ser adaptada e revista por um bispo local, como nos foi proposto pelo Vaticano.
CJ: Qual é o ponto forte do YOUCAT ? Qual é o futuro do YOUCAT ?
MH: Para os jovens, o YOUCAT lhes revelou que a fé da Igreja é razoável. Hoje vemos que em diferentes lugares do mundo, muitos estão fascinados ao ver que crer e ser inteligente não se opõem! Ao contrário nos faz mais belos, nos garante o céu. As reedições futuras da YOUCAT levarão em conta as questões que surgem com mais frequência hoje para continuar a falar aos jovens sobre o que está acontecendo agora. Além do Catecismo Jovem, temos já a Agenda para ajudá-los nos tempos litúrgicos, o Youcat Orações, o Youcat Crisma, o Youcat Confissão, mais tarde o DOCAT e muitas outras novidades para o que chamamos de “Coleção Youcat” para a “Nova Evangelização”. Ainda sobre um App oficial do YOUCAT, o que temos por enquanto desde 2011 é uma versão disponível para Android e IOS.  Esta versão, é bem verdade que ainda não é com o conteúdo na íntegra. Porém, “existe sim um projeto para que o tenhamos” tão logo!
project-4
Entrevista concedida a Jerônimo Lauricio (Equipe Catecismo Jovem)
© Direitos de publicação reservados ao Catecismo Jovem